Cineclube

Nascidos nos anos 20, os cineclubes se vinculam a uma concepção revolucionária e democrática de organizar a relação do público com a obra cinematográfica - agora audiovisual. Cineclube é o espaço do novo e do povo. Por isso sempre foram perseguidos pelo autoritarismo, marginalizados pelo poder econômico, ignorados pela maior parte das esferas institucionais.

Hoje vivemos um momento muito particular na História, em que a tecnologia digital abre uma oportunidade única de democratização de meios de produção e distribuição do audiovisual. E a proposta cineclubista talvez seja a que melhor se adéqua a uma perspectiva de renovação democrática no campo do audiovisual.

Mas há muito pouca informação - e talvez muita desinformação - sobre os cineclubes e o cineclubismo. Este sítio pretende, então, reunir material que facilite a informação dos interessados no assunto, dar uma contribuição para o debate e compreensão do que é o cineclubismo e trazer algum suporte prático para a organização de cineclubes e fortalecimento do movimento cineclubista.

Felipe Macedo